Como montar uma Revenda de semi joias

Como montar uma Revenda de semi joias
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Revenda de semi joias

A joia folheada é confeccionada em diferentes metais e coberta por metal precioso (ouro, prata ou ródio). As camadas de ouro são depositadas na superfície das ligas metálicas por um processo denominado galvanoplastia.
Em outro extremo encontram-se as bijuterias, que são peças produzidas com materiais sintéticos ou naturais, sem metais nobres ou pedras preciosas.
As jóias folheadas, diferentemente das bijuterias, têm valor de mercado e podem causar o mesmo efeito da jóia, principalmente se for confeccionada com qualidade em todas as etapas de produção. Esta característica, aliadas a um design diferenciado, tornam as jóias folheadas cada vez mais valorizadas nos diversos mercados consumidores.
A indústria brasileira tem procurado agregar o design às jóias folheadas, colocando este item como um dos fatores principais para diferenciar seus produtos de acordo com as tendências da moda.
Este documento não substitui o plano de negócio .Para elaborá-lo procure o Sebrae.
Revenda de semi joias

Mercado

O segmento fabricante de jóias folheadas, por sua vez, é integrado majoritariamente por micro e pequenas empresas – 95% do universo empresarial, segundo o IBGM. De igual modo, as MPEs também são predominantes no varejo (mais de 95%), que, por outro lado, sofre forte concorrência do comércio informal (sacoleiras).
O empreendedor interessado em ingressar no ramo das jóias folheadas deverá considerar um conjunto de problemas apontados por quem já está estabelecido no mercado. Os tópicos foram recolhidos pelo MDIC em recente pesquisa de campo realizada em diferentes unidades da Federação. Entre os principais, destacam-se:
- tributação excessiva
- dificuldade para atingir o mercado externo
- margem de lucro reduzida
- mão-de-obra pouco qualificada
- capital de giro insuficiente/dificuldade de acesso às linhas de crédito
- concorrência do mercado informal/contrabando
- mudança e instabilidade nos canais de comercialização
- participação crescente de concorrentes externos, em particular da África
O empreendedor precisará também levar em conta a tendência mundial de participação das vendas de jóias, folheados e bijuterias pelos canais internet e TV. Em 2010, as vendas de jóias folheadas por meio dessas mídias no Japão superaram as do varejo tradicional.
E-commerce
No Brasil, o comércio eletrônico em geral – conhecido ainda como e-commerce ou comércio virtual - movimentou R$ 15 bilhões em 2010, valor 40% superior aos R$ 10,8 bilhões registrados em 2009, conforme dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net).
O pico de vendas na internet ocorre geralmente durante o período de festas natalinas. Em 2010, cerca de R$ 2,2 bilhões em bens de consumo foram vendidos entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro – o equivalente a seis milhões de transações virtuais. De acordo com a consultoria e-bit, especializada em varejo online, a cifra representa um acréscimo de 40% em relação ao mesmo período de 2009, quando o faturamento atingiu R$ 1,6 bilhão.

Estrutura

Ainda que o principal canal seja a internet, a revenda de jóias folheadas requer uma estrutura física. Neste caso, recomenda-se a montagem de um pequeno centro de distribuição de mercadorias – na casa do próprio empreendedor, se houver espaço –, onde possam ser alocados equipamentos e móveis necessários ao exercício da atividade. Evitam-se, assim, os gastos fixos decorrentes de aluguel comercial.
A área deve ser suficiente para abrigar a instalação de cadeiras, mesas ou estações de trabalho, estantes para livros, catálogos e outros materiais de consulta, além de armários para guardar as semijóias. O local deve ser dotado de banda larga de alta velocidade. 

Pessoal

A revenda virtual de jóias folheadas necessitará de uma pequena equipe operacional com os seguintes profissionais:
- um gerente de e-commerce (que pode ser o dono, caso possua sólidos conhecimentos em comércio eletrônico);
- dois atendentes capacitados para receber as jóias dos fornecedores, localizá-las no estoque da loja virtual, remetê-las aos clientes e prestar atendimento pós-venda se houver algum problema na entrega;
- um fotógrafo profissional especialista em Photoshop e com bons conhecimentos de webdesign, a quem caberá a captação e o tratamento das imagens das peças e coleções;
Raciocínio lógico, bom senso e criatividade para encontrar as melhores soluções, conhecimento dos recursos, linguagem e técnicas aplicadas à internet e às redes sociais são características essenciais aos membros da equipe. Boa redação, atualização tecnológica e domínio dos idiomas Inglês e Espanhol completam o perfil destes profissionais. Predisposição às mudanças e ao aprendizado constante também são fundamentais.
Em relação ao gerente de e-commerce, é recomendável que tenha visão multidisciplinar e experiência na condução e motivação de equipes. Também deve possuir boas noções de Tecnologia da Informação (TI), Marketing, compras, psicologia de vendas, atendimento ao cliente, logística e operações.
Quanto ao dono, espera-se que aporte à revenda de jóias folheadas sua experiência em gestão, e-commerce, negociação de preços com fornecedores, planejamento, execução e controle das estratégias comerciais e financeiras do empreendimento. Sempre que possível, ele deve participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio para manter-se atualizado com as tendências do setor.
No início das operações, o ideal é que o empreendedor contrate serviços terceirizados e execute, ele próprio, a gestão administrativo-financeira. Por isso, recomenda-se que o gestor organize um cadastro de consultores especializados em e-commerce, marketing digital, mídia social, logística, web design, acessibilidade, redação para internet, segurança de sistemas, entre outros.

Autônomos

Uma das principais dúvidas dos empreendedores diz respeito à contratação de pessoas físicas (profissionais autônomos) ou jurídicas (empresas) para prestação de serviços sem vínculo empregatício.
A fim de diminuir os encargos sociais, as empresas buscam a “terceirização”. No entanto, é fundamental estar atento ao tipo de atividade que pode ser terceirizada.
Não é possível contratar terceiros para realizarem serviços relacionados às atividades que justificaram a criação da empresa. A contratação pode abranger atividades intermediárias da contratante, desde que não haja relação de emprego entre as partes. Ou seja, a relação entre contratante e contratado não pode ser como aquela existente entre patrão e empregado, caracterizada pelos elementos de subordinação, habitualidade, horário, pessoalidade e salário.
Vantagens da contratação de serviços de terceiros:

1- Mais participação dos dirigentes nas atividades-fim da empresa.
2- Concentração dos talentos no negócio principal da empresa.
3- Maior facilidade na gestão do pessoal e das tarefas.
4- Possibilidade de rescisão do contrato conforme as condições preestabelecidas.
5- Controle da atividade terceirizada por conta da própria empresa contratada.

Desvantagens que este tipo de contratação pode acarretar:
6- Sofrer autuação do Ministério do Trabalho e ações trabalhistas em caso de inobservância das obrigações mencionadas no item acima.
7- Fiscalização dos serviços prestados para verificar se o contrato de prestação de serviços está sendo cumprido integralmente, conforme o combinado.
8- Risco de contratação de empresa não qualificada.
Antes da contratação, recomenda-se verificar se o pessoal disponibilizado pela empresa terceirizada consta como registrado, e se os direitos trabalhistas e previdenciários estão sendo respeitados e pagos.

Equipamentos

Os seguintes equipamentos são necessários para a montagem de uma revenda de jóias folheadas por meio de uma loja virtual:
- microcomputadores com acesso à internet em alta velocidade;
- notebooks
- modens para conexão à internet via rede móvel 3G;
- impressora multifuncional;
- linha telefônica;
- móveis e utensílios de escritório;
Convém que o empreendedor busque informações junto aos fabricantes para conhecer o tempo médio de obsolescência dos equipamentos. Assim, ele poderá realizar a análise de custo-benefício para sua aquisição (se novos ou usados), bem como planejar a reposição quando necessária.
Quanto à tecnologia, o empreendedor dispõe de três alternativas para montar a revenda virtual de jóias folheadas:

Contratar uma empresa que forneça plataformas prontas de e-commerce: o desembolso pela implementação costuma ser menor. O suporte oferecido é outra vantagem, uma vez que a loja virtual deve atender seus clientes 24 horas por dia, sete dias por semana. O custo depende das funcionalidades e do nível de personalização da loja. Plataformas sofisticadas cobram um determinado valor pela implementação e, posteriormente, mensalidade com base no número total de pageviews. Já as mais baratas cobram um valor fixo mensal, baseado na quantidade de transações.

Contratar profissionais especializados em Content Management Systems (CMS’s) para e-commerce: o preço de implantação normalmente é mais alto, mas o empreendedor terá um custo mensal mais baixo porque não existe a figura do especialista de plantão. O serviço de suporte será objeto de outro contrato. Em geral, essa modalidade representa um custo menor do que o contrato baseado em pageviews. Existem CMS’s open source que, instalados e customizados de forma adequada, podem resultar em lojas virtuais de excelência – osCommerce, Magento, PrestaShop, entre outros. 

Contratar empresa de hospedagem que ofereça sistema próprio de loja virtual ou suporte a CMS’s: solução que dispensa conhecimentos de programação e pode ser customizada conforme as preferências do revendedor de jóias foleadas. A empresa de hospedagem assume a responsabilidade de garantir suporte técnico, publicar atualizações, promover a loja, entre outros serviços.
Em geral, plataformas de lojas virtuais apresentam, entre outras, as seguintes funcionalidades:
- Administração via internet: dispensa downloads. O empreendedor acessa apenas o painel administrativo de sua loja virtual.
- Cadastro de clientes: banco de dados que reúne informações relativas à clientela da loja, tais como dados pessoais, endereço, comentários, data de criação da conta, número de visitas, data do último acesso, compras realizadas. A ferramenta possibilita ao lojista diversas maneiras de se pesquisar no banco.
- Configuração de frete: determina as modalidades de frete que a loja irá utilizar, bem como os respectivos valores, em percentuais, para cada entrega. O lojista poderá trabalhar com Sedex, Sedex 10, Sedex a cobrar, Encomenda Normal, Carta Registrada e Entrega Local.
- Configuração das formas de pagamento: estabelece as formas e o desconto para cada uma. As principais são: Depósito Bancário, Boleto Bancário, cartões Visa, Mastercard e Diners e PagSeguro.
- Editor de texto: cria e modifica o descritivo de apresentação da loja. Permite ao empreendedor inserir imagens, fazer colagens de um texto já montado e formatar fontes e cores.
- Controle de usuários: estabelece níveis de permissão de acesso aos departamentos da loja virtual – administração, chat online, etc. Registra o histórico de acessos e atendimentos.
- Limite de crédito: define o limite que cada cliente terá para compra faturada, assim como o prazo e a quantidade de parcelas a serem pagas. Se o limite for excedido, o cliente será avisado.
- Cadastro de categorias: organiza a loja em níveis (por exemplo: sessão, categoria e subcategoria), facilitando ao cliente encontrar a jóia folheada que procura.
- Cadastro de produtos: insere informações importantes do produto tais como fotografias, designer, características do metal e da pedra, detalhes sobre lapidação e acabamento, garantia, entre outras.
- Controle de estoque: realiza a baixa automática dos itens vendidos.
- Gerenciamento de anúncios: atualiza automaticamente o arquivo XML dos produtos que estão sendo anunciados na própria loja virtual e nos sites definidos pelo lojista.
- Cupom de desconto: define o valor ou percentual para cada jóia folheada; indicado para campanhas promocionais.
- Envio de newsletter: remete o material promocional para clientes cadastrados diretamente da administração da loja virtual.
- Controle de estatísticas: permite verificar informações sobre os acessos à loja virtual – data, hora, páginas mais acessadas, localização dos internautas que entraram na loja, etc.
- Controle de vendas: fornece informações referentes às transações efetuadas, tais como data da compra, dados de entrega, pagamento, descrição da mercadoria. Também possibilita ao lojista definir status do pedido, enviar mensagens ao cliente e imprimir relatórios,
- Relatórios gerenciais: gera informações sistematizadas sobre clientes, vendas, desempenho individual dos produtos, faturamento, lucro, etc. Os mais avançados estão integrados às ferramentas de e-commerce Google Analytics, Omniture, Webtrends e outras.
- Back up: permite ao lojista fazer cópias de segurança em seu próprio computador, bem como restaurar toda a estrutura do banco de dados da loja virtual.
- Tradução e conversão de moeda: realiza a versão automática do conteúdo do site para os idiomas Inglês e Espanhol,conforme o IP do computador do cliente. Também faz a conversão de moedas (Euro, Dólar e Real), permitindo assim a comercialização das jóias folheadas para diversos países.
- Pesquisa de preços: integra o catálogo de produtos e serviços da loja virtual aos principais portais de comparação de preços do mercado – Buscapé, UOL, BOL, Zura, etc.
Tecnologias de meios de pagamento e de segurança de compra também são necessárias ao funcionamento adequado de uma loja virtual. Diversas empresas vendem esses serviços hoje no Brasil. No caso dos pagamentos pela web, o lojista transfere uma percentagem para cada transação aprovada – que varia de 1,99% a 6,4%. Fornecedores de meios de pagamento também oferecem opções de ressarcimento e apoio ao consumidor no caso de atraso na entrega de produtos.
Por sua vez, empresas especializadas na segurança de transações de compras online previnem fraudes e evitam perdas financeiras. O valor referente a essa blindagem é baseado em escala e varia de acordo com as características de cada loja virtual. O empreendedor também pode contratar programas para proteger a webstore de softwares maliciosos (malwares).
Fornecedores:
Apple
Casas Bahia
Ciashop
CTIS Digital
Dell
e-Plataforma
Etna Móveis
Extra
FControl
Fnac
Free Software Foundation
Giroflex
Hewlett-Packard (HP)
Hostnet
IBM
Locaweb
Loja Virtual InfoLink
Loja Virtual UOL HOST
Lojas Americanas
Magazine Luiza
Magento
Microsoft
osCommerce
Pagamento Digital
PagSeguro
Ponto Frio
Positivo Informática
PrestaShop
Site Blindado
Submarino
Tok&Stok
Tray
Vtex
Walmart
Revenda de semijóias

Investimentos

Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento em que ele se torna autossustentável. Pode ser caracterizado como:
- investimento fixo: engloba o capital empregado na compra de imóveis (se for o caso), equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas, veículos;
- investimentos pré-operacionais: são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisa de mercado, registro da empresa, decoração, honorários profissionais e outros.
O investimento varia de acordo com o porte do empreendimento. Uma pequena revenda de jóias folheadas por meio de loja virtual, estabelecida em uma área de 20 m² na residência do empreendedor, exige investimento inicial estimado em R$ 34.000,00, a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
- Adequação do local e compra de mobiliário: R$ 2.000,00
- Equipamentos: R$ 8.000,00
- Licença e instalação da plataforma de e-commerce: 20.000,00
- Abertura da empresa e divulgação inicial: R$ 4.000,00

As informações aqui prestadas servem apenas como referência, a partir de um exemplo hipotético. Os valores acima podem variar conforme a região geográfica que a empresa irá se instalar, necessidade de reforma do imóvel, tipo de mobiliário, etc. Para uma informação mais apurada sobre o investimento inicial, sugere-se que o empreendedor utilize o modelo de plano de negócio disponível no SEBRAE.


Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores
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