NEGÓCIO DE ALIMENTOS CONGELADOS

NEGÓCIO DE ALIMENTOS CONGELADOS

Congelamento é um processo de conservação e não de melhoria de matéria-prima. É considerado o melhor método de preservação dos mais variados produtos, mesmo daqueles tidos como perecíveis.
como vender comida congelada

MERCADO

A participação crescente das mulheres no mercado de trabalho e a escassez de mão de obra para as atividades domésticas são as grandes impulsionadoras do mercado de congelados, que permitem melhor aproveitamento do pouco tempo que resta no convívio familiar. Os produtos congelados começam a ser consumidos por grande parte da população brasileira.

LOCALIZAÇÃO

O empreendedor deve dar preferência a áreas residenciais ou mesmo áreas próximas a escritórios, pois, geralmente, o consumidor adquire estes produtos “a caminho” de sua casa.

ESTRUTURA

A estrutura básica deve contar com uma área destinada para a cozinha, onde será feito o preparo dos alimentos, e também uma área destinada ao congelamento destes.

EQUIPAMENTOS

Existem no mercado atualmente vários tipos de equipamentos que são utilizados para o congelamento, sendo que estes irão variar de acordo com o método de congelamento a ser adotado, podendo ser estes os equipamentos:
  • Equipamentos de congelamento a base de Nitrogênio (tem um alto custo);
  • Equipamentos de congelamento a base de Criogênio (mais acessíveis);
  • Freezer’s (são mais baratos e os mais utilizados);
  • Utensílios de cozinha, etc..

MÃO DE OBRA

No início das atividades pode-se optar por trabalhar somente com o auxílio de uma boa cozinheira que garanta a qualidade dos pratos comercializados.
O empreendedor se encarregaria da parte administrativa, das compras e vendas. Posteriormente, com o crescimento do negócio, o quadro deverá ser aumentado com motorista, vendedores, auxiliares de cozinha, etc..

CLIENTES

Os principais clientes desse tipo de produto são as mulheres que trabalham fora, e que não têm empregadas domésticas, os homens que moram sozinhos e que preferem comer em casa, e pessoas interessadas em uma alimentação balanceada por conta de dietas.

FORNECEDORES

Os fornecedores desse tipo de empreendimento são os mercados municipais, sacolões e feiras livres, atacadistas e grandes supermercados. A qualidade dos produtos oferecidos pelos fornecedores deve ser rigorosamente controlada, a fim de se evitar problemas com os clientes.

MATÉRIA PRIMA

Geralmente, os empresário não se preocupam em conhecer a origem das matérias-primas, o que pode resultar em problemas futuros. Inocentes condimentos, como a pimenta-preta, costumam estar altamente contaminados porque, na maioria das vezes, são produzidos em regiões subdesenvolvidas e desidratados em terreiros por onde passam animais. Alguns fornecedores esterilizam os condimentos com radiação ou óxido de etileno, que matam os microrganismos, mas esses não são a maioria. Um controle de qualidade sofisticado em cima dos fornecedores de matérias-primas também pode evitar dissabores.

FORMAS DE CONGELAMENTO

  • A base de nitrogênio – dá aos congelados a aparência mais próxima possível do natural, porém, apresenta um alto custo devido a sua tecnologia ser sofisticada;
  • A base de criogênicos – consiste no congelamento em temperaturas bem baixas;
  • Freezers – mantem a temperatura estável para não congelar o produto.

A TECNOLOGIA DO CONGELAMENTO

Controlada a origem da matéria-prima e a manipulação dos alimentos, o passo seguinte é pensar na tecnologia para o congelamento dos pratos, ou seja, qual a forma de congelamento que será utilizada. Segundo especialistas, a melhor tecnologia é a do choque térmico, que consiste basicamente numa queda de temperatura dos 80ºC – oitenta graus positivos – (a temperatura do prato pronto, saindo do fogão ou forno), para os -12ºC (doze graus negativos) , sendo que este procedimento, deve ter uma duração máxima de 3 Horas. Isso evita não só o desenvolvimento de microrganismos, como também a formação de cristais de gelo, que podem alterar a textura e o sabor dos alimentos.

DIVERSIFICANDO OS PRODUTOS

Atualmente, a diversificação dos produtos oferecidos cobrem os mais variados gostos e necessidades. O consumidor pode encontrar congelados com pratos de cozinhas de todas as origens, de chineses a indianos, de japoneses a alemães e os tradicionais portugueses, italianos e franceses. Outra variedade no cardápio, são para pessoas que estão sob recomendações médicas para emagrecer, reduzir o sal, controlar o colesterol, e que necessitam de alimentos dietéticos, ou de baixas calorias. Mesmo as crianças, já começam a ter sua comida congelada com cardápio específico, e este é um bom filão a ser explorado.

Instalações para começar trabalhar

Para começar vender comida congelada é preciso não só saber preparar bons pratos, mas também ter uma noção de empreendedorismo e o processo básico para montar uma empresa. Então o primeiro passo a se levar em consideração antes de começar trabalhar com a preparação dos seus produtos é, justamente, com relação ao local onde irá atuar e receber sua clientela.
Algumas pessoas iniciam na própria residencia, no entanto essa opção só será válida se tiver um local apropriado para a preparação dos alimentos, espaço para trabalhar com a embalagem, despache e ainda ter um espaço suficiente para acomodar seus clientes. Claro que você também pode querer, simplesmente, preparar os produtos e vender em outros locais, mas caso deseje ter uma empresa mais regular e com um poder de crescimento maior é preciso planejar um ponto comercial a altura.
Portanto, para começar será preciso investir no aluguel de um ponto para trabalhar. Esse local deve ser o mais próximo possível de locais onde se concentram um grande números de empresas, pois o seu publico alvo será justamente as pessoas que trabalham nesses locais e não tem tempo para cozinhar em casa.

Equipamentos para vender comida congelada

Para começar seu negócio e vender comida congelada para pessoas que moram sozinhas, será preciso investir em algumas coisas requisitadas para que tudo seja iniciado. Um exemplo desse investimento vai ficar por conta dos equipamentos básicos de trabalho que serão indispensáveis para que sua pequena fabrica de comidas congeladas ganhe o mercado.
Dentre os vários equipamentos que deverão ser comprados, nós fizemos uma pequena lista para que você possa ter uma noção do que deverá levar em consideração:
  • Pelo menos um freezer grande para colocar alimentos
  • Uma câmara fria
  • Um fogão industrial e dependendo do tamanho da empresa precisará de mais outro
  • Mesas para que seus funcionários possam trabalhar dentro da empresa
  • Uma masseira para massas
  • Uma embaladora para ajustar suas embalagens.
Lógico que isso é só um pequeno apanhado daquilo que precisará comprar para iniciar seu trabalho. Então o recomendado é que comece fazer uma listinha com todos os equipamentos necessários, faça uma pesquisa nos principais locais de vendas para encontrar as melhores ofertas e comece investir nos seus materiais.
trabalhar com comida congelada

A preparação dos alimentos

A preparação dos alimentos será outro fator determinante para que sua pequena empresa consiga alcançar um patamar maior dentro desse mercado. Tudo isso porque quando se trata de alimentos, existe uma série de exigências que poderão ser fatais para o sucesso ou não do seu negócio.
Então faça um bom curso de culinária antes de começar vender comida congelada para poder oferecer um cardápio mais variado e aquela comidinha gostosa que todo Brasileiro adora. Isso será muito interessante para se mostrar ainda mais profissional na sua área e ganhar o reconhecimento da sua clientela.
Lembre-se também que por se tratar de alimentos congelados, é sempre importante estar verificando a temperatura ideal para que eles não acabem se estragando e prejudicando seus clientes, portanto tenha um controle mais evidente com relação a esse detalhe também.

Como conseguir clientes e vender comida congelada

Quem vai começar vender comida congelada precisa, acima de tudo, conhecer a sua cidade e as pessoas a sua volta para poder criar suas próprias estratégias com o objetivo de conseguir mais clientes. Na verdade existem duas formas básicas de vender seus produtos que são as vendas diretamente ao cliente final (que são os consumidores) e também a opção de distribuir para outros revendedores.
Naturalmente algumas empresas como supermercados, lanchonetes, restaurantes ou outras empresas do gênero podem comprar comidas congeladas para revender, então essa pode ser uma boa oportunidade para firmar parcerias e crescer ainda mais a quantidade de vendas.
Quem vai vender comida congelada diretamente para o consumidor, que no caso são aquelas pessoas que moram sozinhas ou que não tem tempo de preparar seus próprios alimentos em casa, deve-se utilizar meios de mostrar a existência da sua empresa e dos seus produtos. Os anúncios em jornais, a distribuição de panfletos e a utilização de banners nas ruas podem funcionar muito bem, mas lembre-se que o mais importante após isso é conseguir fidelizar seus clientes para que eles voltem todos os dias.

LEMBRETES IMPORTANTES

ALGUNS FATORES QUE DEVEM SER LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO POR PARTE DO EMPREENDEDOR:

  • A qualidade dos pratos prontos congelados depende diretamente da qualidade da matéria-prima e da manipulação dos alimentos em condições que não permitam o desenvolvimento de microrganismos nocivos à saúde humana;
  • Manusear o mínimo possível os alimentos (carnes , massas, verduras, etc.) e manter o ambiente de processamento refrigerado ou pelo menos a matéria-prima em temperatura baixa são cuidados que garantem baixo nível de contaminação aos alimentos prontos;
  • Para quem está começando o negócio, não deve dispensar a orientação de um nutricionista, saber cozinhar, conhecer técnicas de congelamento além de realizar uma pesquisa de mercado, para dimensionar o público-alvo e definir seu perfil;
  • Para conquistar o mercado, a empresa deve oferecer produtos com qualidade e preços competitivos, aliados, porém, a um bom sistema de vendas, controle financeiro, de estoques e divulgação;
  • É importante que o proprietário ou a pessoa encarregada de vendas, instrua o cliente quanto ao modo correto de descongelamento dos pratos, já que quando o descongelamento é feito de modo errado, prejudica a qualidade dos alimentos, dando, a impressão de que os produtos não eram de qualidade.

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal;
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o alvará de funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078 de 11.09.1990).
Algumas legislações que o futuro empreendedor deve ter conhecimento.
Lei nº 6.437/77 – Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências.
– Decreto lei nº 986/69 – Institui Normas Básicas sobre Alimentos.
– Portaria nº 326/SUS/MS/97 – Aprova o Regulamento Técnico; “Condições Higiênicos-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos”.
Para maiores informações consultar o site da ANVISA.

ENTIDADES


Fontes;   google/     http://www.montarumnegocio.com/como-vender-comida-congelada/
http://www.empregabrasil.com.br/ideias-de-negocios/como-montar-servico-de-alimentos-congelados-passo-a-passo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...