COMO FUNCIONA
UMA FRANQUIA?
1 – A
franquia funciona como um pagamento ao franqueador para ter acesso a suas
estratégias de marketing, negócio, operacional e principalmente pelo uso de um
nome que já está estabelecido no mercado. Abrir uma franquia é estabelecer um
negócio que já é sucesso e comprovadamente rentável e ainda obter um retorno
rápido do dinheiro investido.
2 – Para
usar o sistema do franqueador o seu negócio estará submetido as regras dele.
Nesse caso, você não será tão independente como seria se abrisse um negócio sem
ser franqueado. Você irá responder por tudo que faz no trabalha a outra pessoa
e seguir todas as suas orientações. No próprio contrato de franqueado estará
estipulado os direitos e deveres, caso você não cumpra com a sua parte é
possível até que o franqueador te processe e você tenha que pagar indenização.
3 – A
franquia apresenta menor risco. É um tipo de empreendimento que tem uma
resposta rápida. Em geral no Brasil o retorno financeiro do que foi investido
demora entres dois e dez anos. Pode parecer muito tempo, mas nessa estimativa
está incluído desde franquia de hotel até franquia de sucos.
Outra
vantagem é que para comprar uma franquia os bancos concedem crédito mais
facilmente se comparado a solicitação de crédito para um empreendimento
independente. Os bancos que mais oferecem créditos e facilidades para que você
adquira uma franquia é o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.
4 – Os
custos da matéria prima também são mais baixos. Por exemplo, se você vai abrir
uma lanchonete é possível negociar o valor do hambúrguer já que a rede de
franquia a qual você está submetido compra muitos quilos mensalmente,
diferentemente de uma lanchonete independente que compra menos.
5 – Um
aspecto importante é que ao abrir uma franquia você não precisa começar do zero
as relações com os clientes, pois eles já conhecem os serviços oferecidos e
confiam porque a propaganda da rede está na televisão, nos jornais e nas
revistas. O cliente já conhece o produto e confia naquilo que compra, é
diferente de ter que convencer o cliente que o seu produto é bom. Nesse caso
ele já conhece.
Fonte: http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/como-funciona-uma-franquia
http://globalfranchise.wordpress.com/2013/12/16/como-funciona-uma-franquia/
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DICAS PARA ESCOLHER A FRANQUIA IDEAL
Quando o assunto é encontrar uma franquia ideal para investir, nem sempre as pesquisas pela internet são a melhor solução. Realmente a rede mundial de computadores tem um vasto conteúdo sobre franquias, mostrando as oportunidades do franchising nos mais diversos segmentos e nichos. As variedades de redes de franquias são enormes e na internet o investidor encontrará várias informações, mas todas muito preliminares.
Para fazer a escolha de fato, é importante ir muito além das pesquisas pelo computador. Bater perna nas feiras e agendar reuniões com consultores especialistas na área são atividades fundamentais nessa fase. Mas, antes de mais nada é preciso saber em que segmento se gostaria de investir. Noto pela minha experiência que cerca de 70% dos candidatos a franqueados nem ao menos sabe essa resposta. Ter afinidade com o negócio em que pretende atuar é tão importante quanto ter o aporte de capital. Digo isso pois todos os franqueadores tentarão convencê-lo de que a rede que eles gerenciam é a melhor para realizar a compra. Se você não sabe exatamente o que quer, pode ser que caia em alguma armadilha.
Para ajudar nessa fase, listei seis dicas fundamentais para quem deseja entrar para o universo das franquias. Trata-se de um check-list básico, que nada mais é um questionário inicial para os potenciais franqueados. Procure responder com sinceridade a cada uma das perguntas.
1. Por que estou buscando uma franquia? A maioria das pessoas busca na franquia sua principal fonte de receita. Nesse caso, saber a expectativa de ganhos com a franquia é fundamental. Quando atingir a maturidade, o negócio que você vai entrar precisa propiciá-lo minimamente o seu patamar econômico atual. Outras pessoas querem comprar uma franquia como um investimento e não pretendem tocar o dia a dia do negócio. Nesse caso a atenção deve ser triplicada. É importante ter alguém de confiança para operar e checar se o franqueador permite essa configuração. A afinidade da pessoa que irá operar o negócio com a franquia é decisiva, independente de quem está aportando dinheiro e em qual proporção. Decidir a faculdade do filho, na maioria das vezes não funciona. E aqui, aplica-se a mesma regra: o perfil de quem vai operar o negócio deve ter sinergia com a atividade da franquia escolhida.
2. Quais são minhas habilidades e competências? Qual é meu perfil comportamental? As perguntas relacionadas a comportamento e perfil são extremamente importantes e devem ser as primeiras a serem respondidas. Não pense que pelo fato de entrar num sistema de franquias que possui regras estabelecidas seu comportamento mudará da agua para o vinho por conta dessas regras. Isso dificilmente irá acontecer.
3. Tenho disponibilidade para trabalhar aos sábados, domingos e feriados? Se não tem disponibilidade, nem perca seu tempo com operações que trabalhem exclusivistamente em shopping center. Operações de alimentação em geral, costumam exigir uma carga de trabalho mais elevada. Entretanto, nem tudo está perdido: existem franquias onde você tem a flexibilidade de trabalhar na sua própria casa. Vale a pena buscar a opção que mais se adéqua ao seu perfil.
4. Quanto dinheiro tenho para investir? Com a nova oferta de crédito, tenho observado pessoas que desejam abrir negócios que exigem investimentos razoavelmente altos (acima de trezentos mil reais) certos de que vão conseguir financiamento. Essa é uma má ideia. É possível que o empréstimo não saia e, mesmo se sair, será preciso pagar por ele e nenhum negócio do mundo fornece lucros polpudos desde o começo, suficientes para sustentá-lo e ainda pagar o banco ao mesmo tempo. Cuidado para não começar dando um passo maior que a perna.
6. Qual o melhor ponto comercial? Todo investidor de franquia tem dúvida se abre loja de rua ou de shopping. Quando falamos de operações de shopping, fique atento aos valores de pontos comerciais. Muitos se iludem que gastarão menos com reforma em um espaço neste local. Isso nem sempre é verdade. De qualquer forma, saiba que os pontos comerciais tem valor elevado, e não tenha dúvidas de que quase sempre os custos para abrir uma loja no shopping são superiores se comparados a abrir uma loja na rua – o que nem sempre quer dizer que esta é a melhor opção. Tudo depende do perfil do negócio e do franqueado.
5. Espero pela marca desejada ou abro longe de casa? Muitas marcas extremamente procuradas, não possuem territórios disponíveis perto da sua casa ou ainda, não possuem nenhum território na sua cidade. Nesses casos, ou você entra na fila e espera, ou parte para a outra. A opção de mudar de cidade para abrir a franquia deve ficar em terceiro plano.
Em suma, a decisão de investir numa franquia deve ser muito bem pensada e planejada. Ao contrário do que muitos imaginam, comprar uma franquia não é garantia de sucesso. Obviamente, esse modelo de negócio tem mais chances de dar certo do que um que comece do zero porque conta com a experiência do franqueador, que já testou e aprovou o modelo. Mas, antes de bater o martelo é importante analisar uma série de fatores, em especial se aquela marca é mesmo a ideal para você. Não poupe tempo e nem meça esforços nessa busca. No mais, te desejo boa sorte!
Fonte: SEGS
http://globalfranchise.wordpress.com/2013/12/13/6-dicas-para-escolher-a-franquia-ideal/
FRANQUEADOR, QUAL É A SUA IDENTIDADE?
Que o segmento de franchising está em ascendência há pelo menos uma década, superando vários setores da economia, não é mais novidade, no entanto, é um crescimento baseado em identidade própria?
O que quero dizer com identidade própria é o crescimento da rede baseado em princípios, propósitos e objetivos que combinem com o DNA da organização. Neste sentido temos o risco de desvios através de duas vertentes.
Uma delas é deixar de ter uma direção em função da diversidade perfis de seus franqueados. É comum que exista em uma rede de franquias os mais diversos perfis e origens de franqueados. Alguns com anos de experiência como executivos, outros sem nenhuma experiência como executivos, mas com bom senso empreendedor e até mesmo franqueados que pertencem ou já pertenceram a outras redes, é rico e natural que seus franqueados possam trazer experiências ou contribuir com soluções para a rede. O franqueador inteligente sabe utilizar esta riqueza que tem nas mãos em prol de toda a rede, no entanto, deixar de ser o comandante do leme, deixar de filtrar o que recebe em detrimento do plano estratégico, é um dos passos para problemas na perenidade do negócio.
Outro aspecto que gostaria de trazer à reflexão é como outras organizações são vistas. Sem dúvida nenhuma que a prática do networking com empresários dos mais diversos segmentos são produtivos para qualquer empreendedor, pois mesmo que sejam de outros ramos de atividade, podem possuir experiências inspiradoras e úteis para seu negócio, no entanto, o empresário franqueador, deve antes de qualquer coisa, desenvolver sua identidade própria, pois é através desta identidade, de sua missão empresarial que irá envolver seus franqueados e sua equipe interna, é comum ouvir referências a empresas de sucesso, como “queremos ser um Boticário…”; “Queremos ser uma Ambev”; “Queremos ser uma Natura”, sendo como exemplo de dedicação e sucesso, é algo muito positivo, no entanto, quando busca-se sem critérios a cópia da outra organização, o risco desta estratégia não proporcionar sucesso para sua organização é muito grande.
Pense no propósito de sua empresa, em sua missão, sua razão de existência e cultive seu próprio DNA.
Fonte: www.administradores.com.br
AS 7 DICAS PARA SE TORNAR UM FRANQUEADO DE SUCESSO
Com uma economia mais previsível e com taxas de juros de um dígito, o ambiente para novos negócios no Brasil se torna cada vez mais atrativo. A cada dia mais investidores ávidos por um melhor retorno para seu dinheiro buscam novas oportunidades para empreender. Com base neste cenário é que a ABF (Associação Brasileira de Franchising) faz suas projeções para 2012 de faturar cerca de R$ 105 bilhões com 115 mil lojas espalhadas pelo país. Os números atuais reforçam esta tese: com 2031 marcas, o Brasil é o quarto maior em marcas de franquias no mundo.
Diante destas perspectivas, muitos investidores sem experiência em um negócio próprio se veem atraídos pela possibilidade de terem seu “próprio negócio”, conquistarem uma boa remuneração, e ainda obterem qualidade de vida pois seriam donos da “sua empresa”. Geralmente na maioria dos casos o jovem empreendedor pensa em comprar uma franquia, pois assim ele seria dono de um negócio que tem uma marca conhecida, e obteria através do franqueador todo o know-how necessário para sua gestão.
Porém, nem sempre comprar uma franquia de uma marca conhecida ou de sucesso é garantia de que sua unidade franqueada será rentável e você atinja seus ideais ou ainda não tenha risco de perdas de seu capital. Na verdade caso o candidato a franqueado tome certos cuidados ele pode diminuir bastantes os riscos do empreendimento. Para isso o investidor deve estar atento as 7 dicas principais para se obter sucesso no mundo do franchise.
1) Se identificar com o negócio – Comece sempre com esta pergunta: Você, como cliente, compraria o produto/serviço desta marca? Outro ponto, pense também que, não adianta você procurar um negócio no qual você detestaria trabalhar ou que não tenha afinidade. Quando o franqueado tem afinidade com o “business”, ele tem mais motivação no seu dia a dia, gera menos stress no trabalho, e oferece um melhor atendimento a seu cliente.
2) Obter referência de franqueados existentes – Antes de tomar qualquer decisão de investimento em uma franqueadora, obtenha dados de outras unidades franqueadas, sobre aceitação do produto no mercado, e a forma de trabalho da franqueadora. Visite uma franquia existente.
3) Fazer a Avaliação Financeira do Negócio – Antes de tomar sua decisão de investimento, não esqueça de analisar a planilha com a viabilidade econômico-financeira da franquia que o franquedor lhe apresentará. Atenção especial na despesa de aluguel e condomínio, pois estas terão um peso maior no total de suas despesas e ainda por cima são despesas fixas. Veja qual é a venda mínima necessária para atingir seu ponto de equilíbrio. Faça um estudo com no mínimo 3 cenários para suas vendas: ruim, médio e bom, e analise se em todos eles você consegue cobrir suas despesas.
4) Dispor do capital necessário para o empreendimento – Quando for investir na abertura de uma franquia, faça um correto dimensionamento do capital necessário para a operação. Veja se o valor da franquia desejada é compatível com suas disponibilidades. Você precisará de uma quantia para as “luvas do ponto comercial”, instalações, taxa de franquia, capital de giro, e ainda dispor de uma reserva financeira para cobrir seus gastos pessoais no início do negócio. Existem financiamentos para abertura de novas franquias, porém se o valor do empréstimo em relação ao montante de recursos total necessário for alto, poderá inviabilizar o negócio. Faça bem as contas pois você terá que pagar mês a mês o valor das parcelas do principal + juros, que deverão caber dentro do orçamento da franquia.
5) Avaliar bem o “ponto” – Avalie a localização de onde será a loja: Veja quem são as lojas que estão próximas, se há fluxo de pessoas constante durante o dia, se o seu produto é compatível com os consumidores do shopping ou da localidade. Caso o ponto oferecido seja em um shopping novo ou recém-inaugurado, mesmo que você tenha tomado os cuidados acima, o risco será maior, pois até a sua consolidação você poderá enfrentar um ambiente de vendas fracas e amargar prejuízos.
6) Se capacitar gerencialmente – Se você quiser abrir seu próprio negócio, lembre-se: Você será o gestor financeiro, administrativo, marketing e de recursos humanos. Faça um curso de gestão, desenvolva competências nestas áreas. Você com certeza terá que enfrentar problemas de administração de capital de giro, motivação de equipe, gerenciamento de conflitos, gestão de vendas.
7) Obedecer ao velho ditado: “O olho do dono engorda o porco”, não pense que por ser uma franquia de uma marca já conhecida o seu negócio andará sozinho. Muito pelo contrário, um investidor em franquia para ser bem sucedido precisa estar focado, se dedicar à gestão, viver o dia a dia de seus clientes, e motivar sua equipe.
Fonte: http://www.sidneyrezende.com
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