Como Montar Uma Vidraçaria

Como Montar Uma Vidraçaria
 Resultado de imagem para vidraçaria

O vidro é um dos artigos mais usados para residências, ambientes comerciais e empresas. Seu uso é bem variado: prateleiras, tampos de mesa, janelas, portas, entre outros. Pode ser usado para complementar a decoração, mas pode também ser usado para uso básico e personalizado, como o cliente desejar. O fato é que o vidro é um artigo que tem boa saída de mercado e por isso, as vidraçarias vêm ganhando cada vez mais espaço como alternativa de novo negócio e se tornando uma boa forma de empreendimento.

Plano de Negócio

Antes de montar uma vidraçaria, o ideal é que o empreendedor faça um plano de negócios detalhado e um curso voltado especificamente para este setor. É de extrema importância ainda fazer uma pesquisa de mercado com a concorrência antes de estipular o valor do serviço para não entrar em confronto direto nem por cobrar tão caro e nem por cobrar tão barato. Outro conhecimento que não pode faltar é quanto aos diferentes tipos de vidro do mercado, para poder saber como cobrar e como orientar os funcionários para atender adequadamente aos clientes.
As vidraçarias são um dos tipos de empreendimento extremamente ligados à decoração e por isso, a necessidade de um conhecimento sólido dos funcionários e do próprio empresário. Muitos dos clientes são decoradores, que optam por usar o material em janelas, em box para banheiros e principalmente, em portas para terraço ou ainda entusiastas que querem decorar seu próprio espaço com o uso da matéria-prima. Para atuar com tais produtos, é preciso ter conhecimento de qual o material ideal e o que cada item traz de vantagem e desvantagem para os clientes. Uma dica é que algumas vidraçarias vêm investindo em ter um design de interior em seu quadro de funcionários, para dar uma maior assistência no serviço, mas apenas se tiver capital para investir na contratação de tal profissional.
O empreendedor precisa ter cuidado para ter um bom serviço e assim garantir uma boa carta de clientes. É preciso ser especialista no setor e conhecer a matéria-prima, caso contrário, o empreendimento pode gerar perda de valor por ficar na margem do serviço de qualidade mediana, e poderá ser esmagado facilmente pela concorrência, pois exige muito conhecimento para entrar neste ramo de negócio.
MERCADO
O consumidor, de modo geral, tornou-se extremamente exigente em termos de qualidade, preços e atendimento, onde somente os mais organizados e eficientes têm condições de ter sucesso. No entanto, dar crédito às avaliações de consumo também é uma atitude inteligente. Foi a partir de um desses estudos que constatou-se uma segmentação no padrão de consumo de vidros de um estado para outro, num comportamento de mercado que não corresponde necessariamente com a situação econômica da região. Por exemplo, vidros laminados são mais bem aceitos nas regiões Sudeste e Sul que nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, portanto, existe um mercado bem segmentado entre as regiões.
INVESTIMENTO
O investimento inicial para montar uma vidraçaria varia de acordo com o tipo e o volume de serviços oferecidos, como também sua estrutura.
ESTRUTURA, EQUIPAMENTOS E MÃO DE OBRA PARA SUA VIDRAÇARIA
ESTRUTURA
A vidraçaria deve ser divida em dois ambientes: na frente deve ficar o salão de vendas, onde serão expostas as amostras dos produtos e o fundo deve ser reservado para a estocagem e processamento do vidro.

EQUIPAMENTOS BÁSICOS
  • Mesa de madeira para corte;
  • Lixadeira e furadeira elétrica;
  • Diamantes para corte de vidro;
  • Móveis e equipamentos de escritório
  • Telefone
MÃO DE OBRA
A mão de obra pode variar de acordo com a estrutura do empreendimento, porém, operar com um volume maior de vidros e diversos tipos, exigirá mão de obra mais capacitada.
Contar com uma equipe bem preparada não basta, o próprio empreendedor deve ter conhecimentos técnicos dos materiais com os quais trabalha, isso dá maior credibilidade ao trabalho. Por isso é ideal estudar a fundo o negócio antes de começar.
Um funcionário apenas para atender telefone, marcar pedidos, agendar, consultar etc.
É aí que entra a importância de contar com um profissional bem preparado na hora de tirar as medidas, já que se os desenhos não forem precisos a vidraçaria terá de assumir o prejuízo. Quando o vidro a ser instalado for do tipo comum, o corte e os furos necessários serão feitos na própria vidraçaria, que normalmente mantém um pequeno estoque de material. Já o vidro blindado requer um processo mais demorado, pois os cortes e furos são feitos antes da blindagem da peça.
DIVULGAÇÃO DA VIDRAÇARIA
A internet e os anúncios em jornais de bairro, segundo afirmam em coro os empresários do setor, são a melhor ferramenta de divulgação nesse ramo.
Concorrência
Este é um modelo de negócio que não é dos mais concorridos. Na maioria das grandes cidades não há mais que 20 vidraçarias próximas e geralmente estas são localizadas em locais próximos como referência para direcionar a busca do cliente. É um mercado com boa procura e por isso, sempre há espaço para um novo empreendedor, desde que os serviços sejam iguais ou superiores à qualidade dos já oferecidos no momento.

De fato, não é ideal montar qualquer que seja a loja se não for oferecer um bom serviço, pois estará assim assinando junto a sua abertura a data de fechamento. Caso não tenha condições de estudar para oferecer um bom serviço, o ideal é não enveredar para o ramo para não lhe causar constrangimento e gastos desnecessários.
Localização ideal para a vidraçaria
O local que poderia ser considerado ideal para montar uma vidraçaria seria em pontos com grande circulação de pessoal e fácil acesso, bem como com espaço para estacionamento na loja ou em ruas paralelas, uma vez que o produto exige transporte de carro. Não há problemas em estar localizado em um bairro residencial, desde que seja em uma rua movimentada ou avenida para fácil acesso da clientela.
A vantagem de estar localizado em um bairro fora do núcleo comercial é o valor do espaço, seja para compra ou aluguel. Tenha em mente que é seu cliente que busca o serviço seja ele onde for, caso o deslocamento valha a pena e por isso, pode-se com certeza optar por transformar uma grande casa residencial em uma vidraçaria e aproveitar um bom preço de um ponto comercial para repasse. A maioria das pessoas que procura por uma vidraçaria, vai por indicação ou por lista telefônica.
Estrutura básica para montar uma vidraçaria
O espaço para montar uma vidraçaria deve contar com ao menos 60 metros quadrados apenas para a fabricação das peças, sendo o local reservado para o administrativo em uma sala à parte. É preciso ter uma área para acoplar maquinário pesado, que são mesas de corte de vidro, lixadeira, bem como estoque das peças inteiras de fabricação que irão levar o corte e exigem espaço pelo seu comprimento.
Contando com todo o maquinário e objetos de escritório necessários para montar uma vidraçaria, o seu investimento inicial para este modelo de empreendimento pode girar em torno de R$ 40 mil, contando já com os vidros comprados em peças para dar início à produção. O capital de giro estimado para uma vidraçaria seria de R$ 15 mil, com prospecção de retorno do capital inicial investido em uma média de 15 meses a dois anos.
Número de funcionários de uma vidraçaria
Nem sempre uma grande quantidade é sinônimo de qualidade. O ideal é que se tenha em uma vidraçaria quatro funcionários com entendimento no assunto e atuação ampla na empresa, contando que será apenas você o gerente e administrador do negócio. Esse número deve ser lembrado para que sempre que se planeje o número de encomendas mensais, lembre-se que o seu quadro de funcionários pode não comportar uma grande demanda. Caso precise de mais pessoas, contrate funcionários temporários e efetive apenas se o número de encomendas aumentar consideravelmente.
Como divulgar uma vidraçaria
A mídia de divulgação pode ser em fachadas de loja com telefone para contato, principalmente, se for localizada em avenida movimentada. O que não pode faltar é estar na lista telefônica local, ainda uma grande fonte de consulta na contratação de empresas para este serviço. Um site é de boa ajuda, bem como estar em listas de contatos virtuais. Internet; Facebook, twiter, instagram, entre outros.

Editora novo negocio

http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-montar-uma-vidracaria/

DICA; 
YouTube - Assista videos relacionados ao assunto.
Sebrae - Se pretende abrir uma empresa do ramo consulte-os.

Curso Meu Negocio: https://goo.gl/TwhQoj

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...