Como Montar Uma Vidraçaria
O vidro é um dos artigos mais usados para
residências, ambientes comerciais e empresas. Seu uso é bem variado:
prateleiras, tampos de mesa, janelas, portas, entre outros. Pode ser usado para complementar a decoração, mas pode também ser usado para
uso básico e personalizado, como o cliente desejar. O fato é que o vidro é um
artigo que tem boa saída de mercado e por isso, as vidraçarias vêm ganhando
cada vez mais espaço como alternativa de novo negócio e se tornando uma boa
forma de empreendimento.
Plano de Negócio
Antes de montar uma vidraçaria, o ideal é que o empreendedor faça um plano de negócios detalhado e um curso voltado especificamente para este setor. É de extrema importância ainda fazer uma pesquisa de mercado com a concorrência antes de estipular o valor do serviço para não entrar em confronto direto nem por cobrar tão caro e nem por cobrar tão barato. Outro conhecimento que não pode faltar é quanto aos diferentes tipos de vidro do mercado, para poder saber como cobrar e como orientar os funcionários para atender adequadamente aos clientes.
As
vidraçarias são um dos tipos de empreendimento extremamente ligados à decoração
e por isso, a necessidade de um conhecimento sólido dos funcionários e do
próprio empresário. Muitos dos clientes são decoradores, que optam por usar o
material em janelas, em box para banheiros e principalmente, em portas para
terraço ou ainda entusiastas que querem decorar seu próprio espaço com o uso da
matéria-prima. Para atuar com tais produtos, é preciso ter conhecimento de qual
o material ideal e o que cada item traz de vantagem e desvantagem para os
clientes. Uma dica é que algumas vidraçarias vêm investindo em ter um design de
interior em seu quadro de funcionários, para dar uma maior assistência no
serviço, mas apenas se tiver capital para investir na contratação de tal
profissional.
O empreendedor precisa ter cuidado para ter um bom serviço e assim garantir uma boa carta de clientes. É preciso ser especialista no setor e conhecer a matéria-prima, caso contrário, o empreendimento pode gerar perda de valor por ficar na margem do serviço de qualidade mediana, e poderá ser esmagado facilmente pela concorrência, pois exige muito conhecimento para entrar neste ramo de negócio.
O empreendedor precisa ter cuidado para ter um bom serviço e assim garantir uma boa carta de clientes. É preciso ser especialista no setor e conhecer a matéria-prima, caso contrário, o empreendimento pode gerar perda de valor por ficar na margem do serviço de qualidade mediana, e poderá ser esmagado facilmente pela concorrência, pois exige muito conhecimento para entrar neste ramo de negócio.
MERCADO
O
consumidor, de modo geral, tornou-se extremamente exigente em termos de qualidade,
preços e atendimento, onde somente os mais organizados e eficientes têm
condições de ter sucesso. No entanto, dar crédito às avaliações de consumo
também é uma atitude inteligente. Foi a partir de um desses estudos que
constatou-se uma segmentação no padrão de consumo de vidros de um estado para
outro, num comportamento de mercado que não corresponde necessariamente com a
situação econômica da região. Por exemplo, vidros laminados são mais bem
aceitos nas regiões Sudeste e Sul que nas regiões Nordeste e Centro-Oeste,
portanto, existe um mercado bem segmentado entre as regiões.
INVESTIMENTO
O
investimento inicial para montar uma vidraçaria varia de acordo com o tipo e o
volume de serviços oferecidos, como também sua estrutura.
ESTRUTURA,
EQUIPAMENTOS E MÃO DE OBRA PARA SUA VIDRAÇARIA
ESTRUTURA
A vidraçaria
deve ser divida em dois ambientes: na frente deve ficar o salão de
vendas, onde serão expostas as amostras dos produtos e o fundo deve ser
reservado para a estocagem e processamento do vidro.
EQUIPAMENTOS
BÁSICOS
- Mesa de madeira para corte;
- Lixadeira e furadeira elétrica;
- Diamantes para corte de vidro;
- Móveis e equipamentos de
escritório
- Telefone
MÃO DE OBRA
A mão de
obra pode variar de acordo com a estrutura do empreendimento, porém, operar com
um volume maior de vidros e diversos tipos, exigirá mão de obra mais
capacitada.
Contar com uma equipe bem preparada não basta, o próprio empreendedor deve ter conhecimentos
técnicos dos materiais com os quais trabalha, isso dá maior credibilidade ao
trabalho. Por isso é ideal estudar a fundo o negócio antes de começar.
Um funcionário apenas para atender telefone, marcar pedidos, agendar, consultar etc.
É aí que
entra a importância de contar com um profissional bem preparado na hora de
tirar as medidas, já que se os desenhos não forem precisos a vidraçaria terá de
assumir o prejuízo. Quando o vidro a ser instalado for do tipo comum, o corte e
os furos necessários serão feitos na própria vidraçaria, que normalmente mantém
um pequeno estoque de material. Já o vidro blindado requer um processo mais
demorado, pois os cortes e furos são feitos antes da blindagem da peça.
DIVULGAÇÃO DA VIDRAÇARIA
A internet e
os anúncios em jornais de bairro, segundo afirmam em coro os empresários do
setor, são a melhor ferramenta de divulgação nesse ramo.
Concorrência
Este é um
modelo de negócio que não é dos mais concorridos. Na maioria das grandes
cidades não há mais que 20 vidraçarias próximas e geralmente estas são
localizadas em locais próximos como referência para direcionar a busca do
cliente. É um mercado com boa procura e por isso, sempre há espaço para um novo
empreendedor, desde que os serviços sejam iguais ou superiores à qualidade dos
já oferecidos no momento.
De fato, não
é ideal montar qualquer que seja a loja se não for oferecer um bom serviço,
pois estará assim assinando junto a sua abertura a data de fechamento. Caso não
tenha condições de estudar para oferecer um bom serviço, o ideal é não
enveredar para o ramo para não lhe causar constrangimento e gastos
desnecessários.
Localização ideal para a
vidraçaria
O local que
poderia ser considerado ideal para montar uma vidraçaria seria
em pontos com grande circulação de pessoal e fácil acesso, bem como com espaço
para estacionamento na loja ou em ruas paralelas, uma vez que o produto exige
transporte de carro. Não há problemas em estar localizado em um bairro
residencial, desde que seja em uma rua movimentada ou avenida para fácil acesso
da clientela.
A vantagem
de estar localizado em um bairro fora do núcleo comercial é o valor do espaço,
seja para compra ou aluguel. Tenha em mente que é seu cliente que busca o
serviço seja ele onde for, caso o deslocamento
valha a pena e por isso, pode-se com certeza optar por transformar uma grande
casa residencial em uma vidraçaria e aproveitar um bom preço de um ponto
comercial para repasse. A maioria das pessoas que procura por uma vidraçaria, vai por indicação ou por lista telefônica.
Estrutura básica para montar uma vidraçaria
O espaço
para montar uma vidraçaria deve contar com ao menos 60 metros
quadrados apenas para a fabricação das peças, sendo o local reservado para o
administrativo em uma sala à parte. É preciso ter uma área para acoplar
maquinário pesado, que são mesas de corte de vidro, lixadeira, bem como estoque
das peças inteiras de fabricação que irão levar o corte e exigem espaço pelo
seu comprimento.
Contando com
todo o maquinário e objetos de escritório necessários para montar uma
vidraçaria, o seu investimento inicial para este modelo de empreendimento pode
girar em torno de R$ 40 mil, contando já com os vidros comprados em peças para
dar início à produção. O capital de giro estimado para uma vidraçaria seria de
R$ 15 mil, com prospecção de retorno do capital inicial investido em uma média
de 15 meses a dois anos.
Número de funcionários de uma vidraçaria
Nem sempre
uma grande quantidade é sinônimo de qualidade. O ideal é que se tenha
em uma vidraçaria quatro funcionários com entendimento no assunto e
atuação ampla na empresa, contando que será apenas você o gerente e administrador
do negócio. Esse número deve ser lembrado para que sempre que se planeje o
número de encomendas mensais, lembre-se que o seu quadro de funcionários pode
não comportar uma grande demanda. Caso precise de mais pessoas, contrate
funcionários temporários e efetive apenas se o número de encomendas aumentar
consideravelmente.
Como divulgar uma vidraçaria
A mídia de divulgação pode ser em fachadas de loja com
telefone para contato, principalmente, se for localizada em avenida movimentada.
O que não pode faltar é estar na lista telefônica local, ainda uma grande fonte
de consulta na contratação de empresas para este serviço. Um site é de boa
ajuda, bem como estar em listas de contatos virtuais. Internet; Facebook, twiter, instagram, entre outros.
Editora novo negocio
http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-montar-uma-vidracaria/
DICA;
YouTube - Assista videos relacionados ao assunto.
Sebrae - Se pretende abrir uma empresa do ramo consulte-os.
Sebrae - Se pretende abrir uma empresa do ramo consulte-os.
Curso Meu Negocio: https://goo.gl/TwhQoj
Justo o que eu procurava sobre vidracaria. Obrigada!
ResponderExcluir