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ERROS QUE OS NOVOS EMPREENDEDORES COMETEM
São Paulo –
Na hora de montar uma empresa, a maioria dos empreendedores foca somente na
ideia de negócio e não identifica qual é a sua vantagem competitiva no mercado.
“Ele tem que ter alguma coisa que o cliente perceba que os outros não têm; tem
que investir em um diferencial”, recomenda Alessandro Saade, professor de
empreendedorismo da Business School São Paulo.
Para
Alexandre Martins, gerente do Sebrae-SP, um dos principais erros que os novos
empreendedores cometem é não fazer um bom planejamento estratégico e
financeiro. “Fica muito suscetível ao erro e acerto. Pode acabar gerando muito
prejuízo financeiro por conta de um cálculo de fluxo de caixa equivocado, por
exemplo”, explica.
1. NÃO
INVESTIR EM PLANEJAMENTO
O pequeno
empresário que acredita que não há necessidade de dedicar um tempo para
planejar pode acabar não percebendo quando está tendo prejuízo. “É por meio da
criação de indicadores que você sabe se a empresa vai bem ou se precisa mudar o
plano mesmo. A correção da rota sem um planejamento prévio é mais difícil, pois
pode resultar em uma perda de tempo”, explica Martins.
Para Saade,
ao criar uma promoção, por exemplo, sem um planejamento é possível que mesmo
vendendo todo o estoque o pequeno empresário acabe ficando no vermelho.
2. PEDIR
DEMAIS PELO PRODUTO
A
precificação correta do produto ou serviço da empresa é essencial para os
lucros da empresa ou startup. “Ao precificar o produto é preciso calcular quais
são os custos fixos e marginais, precisa fazer um estudo”, explica Saade.
Para os
empreendedores iniciantes, o professor recomenda que busquem cursos de
marketing que possam ajudar nessa tarefa.
3.
ACREDITAR QUE SUAS IDÉIAS SÃO AS MELHORES
Um
empreendedor com pouca experiência e conhecimento limitado sobre o mercado que
está entrando não pode deve agir de forma arrogante ao negociar com
investidores ou potenciais parceiros de negócio.
Para os
especialistas, é importante buscar conselhos de mentores ou empresários mais
experientes no começo de um empreendimento.
4. NÃO
DOMINAR TÉCNICAS DE GESTÃO
Muitos
empreendedores resolvem abrir um negócio mesmo sem ter conhecimento básico em
gestão de empresas e conseguem ter sucesso. Entretanto, especialistas
recomendam que pelo menos um dos sócios tenha uma boa noção de finanças.
Saade
explica que um empresário também precisa saber comprar, negociar prazos e
pagamentos. “Gerenciamento de estoque é outro ponto importante, para saber
comprar quantidade correta”, completa.
5. NÃO
BUSCAR OS MELHORES PARCEIROS
As parcerias
podem determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio. “Para uma empresa se
desenvolver precisa de parceiros. Para ser mais competitiva e para que possa
potencializar as suas vendas”, diz Martins.
A relação
com os fornecedores é decisiva nos primeiros meses de uma nova empresa. “Tem
que conhecer o seu fornecedor, saber se ele é comprometido e se entrega bem.
Não dependa somente de um fornecedor. É ele que vai garantir a qualidade e a
continuidade”, ressalta Saade.
6.
SUBESTIMAR O PLANO DE NEGÓCIOS
A elaboração
de um plano de negócio pode nortear o caminho do novo empreendedor. “Para
manter a empresa focada nos objetivos iniciais e fazer com que as metas sejam
cumpridas”, diz Martins. Sem um plano, o empresário acaba deixando de lado
também o estabelecimento de métricas.
Fonte: Exame
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