AS
7 DICAS PARA SE TORNAR UM FRANQUEADO DE SUCESSO
Com uma
economia mais previsível e com taxas de juros de um dígito, o ambiente para
novos negócios no Brasil se torna cada vez mais atrativo. A cada dia mais
investidores ávidos por um melhor retorno para seu dinheiro buscam novas
oportunidades para empreender. Com base neste cenário é que a ABF (Associação
Brasileira de Franchising) faz suas projeções para 2012 de faturar cerca de R$
105 bilhões com 115 mil lojas espalhadas pelo país. Os números atuais reforçam
esta tese: com 2031 marcas, o Brasil é o quarto maior em marcas de franquias no
mundo.
Diante
destas perspectivas, muitos investidores sem experiência em um negócio próprio
se veem atraídos pela possibilidade de terem seu “próprio negócio”,
conquistarem uma boa remuneração, e ainda obterem qualidade de vida pois seriam
donos da “sua empresa”. Geralmente na maioria dos casos o jovem empreendedor
pensa em comprar uma franquia, pois assim ele seria dono de um negócio que tem
uma marca conhecida, e obteria através do franqueador todo o know-how
necessário para sua gestão.
Porém, nem
sempre comprar uma franquia de uma marca conhecida ou de sucesso é garantia de
que sua unidade franqueada será rentável e você atinja seus ideais ou ainda não
tenha risco de perdas de seu capital. Na verdade caso o candidato a franqueado
tome certos cuidados ele pode diminuir bastantes os riscos do empreendimento.
Para isso o investidor deve estar atento as 7 dicas principais para se obter
sucesso no mundo do franchise.
1) Se identificar com o negócio –
Comece sempre com esta pergunta: Você, como cliente, compraria o
produto/serviço desta marca? Outro ponto, pense também que, não adianta você
procurar um negócio no qual você detestaria trabalhar ou que não tenha
afinidade. Quando o franqueado tem afinidade com o “business”, ele tem mais
motivação no seu dia a dia, gera menos stress no trabalho, e oferece um melhor
atendimento a seu cliente.
2) Obter referência de franqueados
existentes – Antes de tomar qualquer decisão de investimento em uma
franqueadora, obtenha dados de outras unidades franqueadas, sobre aceitação do
produto no mercado, e a forma de trabalho da franqueadora. Visite uma franquia
existente.
3) Fazer a Avaliação Financeira do
Negócio – Antes de tomar sua decisão de investimento, não esqueça de analisar a
planilha com a viabilidade econômico-financeira da franquia que o franquedor
lhe apresentará. Atenção especial na despesa de aluguel e condomínio, pois
estas terão um peso maior no total de suas despesas e ainda por cima são
despesas fixas. Veja qual é a venda mínima necessária para atingir seu ponto de
equilíbrio. Faça um estudo com no mínimo 3 cenários para suas vendas: ruim, médio
e bom, e analise se em todos eles você consegue cobrir suas despesas.
4) Dispor do capital necessário
para o empreendimento – Quando for investir na abertura de uma franquia, faça
um correto dimensionamento do capital necessário para a operação. Veja se o
valor da franquia desejada é compatível com suas disponibilidades. Você
precisará de uma quantia para as “luvas do ponto comercial”, instalações, taxa
de franquia, capital de giro, e ainda dispor de uma reserva financeira para
cobrir seus gastos pessoais no início do negócio. Existem financiamentos para
abertura de novas franquias, porém se o valor do empréstimo em relação ao
montante de recursos total necessário for alto, poderá inviabilizar o negócio.
Faça bem as contas pois você terá que pagar mês a mês o valor das parcelas do
principal + juros, que deverão caber dentro do orçamento da franquia.
5) Avaliar bem o “ponto” – Avalie
a localização de onde será a loja: Veja quem são as lojas que estão próximas,
se há fluxo de pessoas constante durante o dia, se o seu produto é compatível
com os consumidores do shopping ou da localidade. Caso o ponto oferecido seja
em um shopping novo ou recém-inaugurado, mesmo que você tenha tomado os
cuidados acima, o risco será maior, pois até a sua consolidação você poderá
enfrentar um ambiente de vendas fracas e amargar prejuízos.
6) Se capacitar gerencialmente –
Se você quiser abrir seu próprio negócio, lembre-se: Você será o gestor
financeiro, administrativo, marketing e de recursos humanos. Faça um curso de
gestão, desenvolva competências nestas áreas. Você com certeza terá que
enfrentar problemas de administração de capital de giro, motivação de equipe,
gerenciamento de conflitos, gestão de vendas.
7) Obedecer ao velho ditado: “O
olho do dono engorda o porco”, não pense que por ser uma franquia de uma marca
já conhecida o seu negócio andará sozinho. Muito pelo contrário, um investidor
em franquia para ser bem sucedido precisa estar focado, se dedicar à gestão,
viver o dia a dia de seus clientes, e motivar sua equipe.
Fonte: http://www.sidneyrezende.com
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