FRANQUEADOR,
QUAL É A SUA IDENTIDADE?
Que o
segmento de franchising está em ascendência há pelo menos uma década, superando
vários setores da economia, não é mais novidade, no entanto, é um crescimento
baseado em identidade própria?
O que quero
dizer com identidade própria é o crescimento da rede baseado em princípios,
propósitos e objetivos que combinem com o DNA da organização. Neste sentido
temos o risco de desvios através de duas vertentes.
Uma delas é
deixar de ter uma direção em função da diversidade perfis de seus franqueados.
É comum que exista em uma rede de franquias os mais diversos perfis e origens
de franqueados. Alguns com anos de experiência como executivos, outros sem
nenhuma experiência como executivos, mas com bom senso empreendedor e até mesmo
franqueados que pertencem ou já pertenceram a outras redes, é rico e natural
que seus franqueados possam trazer experiências ou contribuir com soluções para
a rede. O franqueador inteligente sabe utilizar esta riqueza que tem nas mãos
em prol de toda a rede, no entanto, deixar de ser o comandante do leme, deixar
de filtrar o que recebe em detrimento do plano estratégico, é um dos passos
para problemas na perenidade do negócio.
Outro
aspecto que gostaria de trazer à reflexão é como outras organizações são
vistas. Sem dúvida nenhuma que a prática do networking com empresários dos mais
diversos segmentos são produtivos para qualquer empreendedor, pois mesmo que
sejam de outros ramos de atividade, podem possuir experiências inspiradoras e
úteis para seu negócio, no entanto, o empresário franqueador, deve antes de
qualquer coisa, desenvolver sua identidade própria, pois é através desta
identidade, de sua missão empresarial que irá envolver seus franqueados e sua
equipe interna, é comum ouvir referências a empresas de sucesso, como “queremos
ser um Boticário…”; “Queremos ser uma Ambev”; “Queremos ser uma Natura”, sendo
como exemplo de dedicação e sucesso, é algo muito positivo, no entanto, quando busca-se
sem critérios a cópia da outra organização, o risco desta estratégia não
proporcionar sucesso para sua organização é muito grande.
Pense no
propósito de sua empresa, em sua missão, sua razão de existência e cultive seu
próprio DNA.
Fonte: www.administradores.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário