Como montar uma auto-peça

Como montar uma auto-peça

Se você está pensando em montar uma auto-peça, saiba que este é um mercado bastante promissor.
 A indústria automobilística no Brasil cresce cada vez mais com o aumento na venda de veículos e os consumidores sempre estão à procura de peças para repor.
Mas saiba que também é um setor bastante concorrido. Para o empreendedor se dar bem é necessário uma visão de negócio e de oportunidades; oferecer um diferencial também pesa na balança.
Além disso, ter paixão por carros é uma característica comum em empreendedores que têm loja de auto-peças. Conhecer sobre a mecânica de carros é fundamental para lidar com a clientela que sempre visita o negócio e poder supervisionar os funcionários. Mas nada impede que um leigo estude, goste e aprenda com o tempo sobre carros.
Escolha bem os itens que farão parte da sua loja de auto-peças e trace um plano consistente para enfrentar os desafios da área.

Planejando a loja de auto-peças
Como montar uma auto-peça é algo que pode gerar dúvidas para muitos empreendedores. Por isso, o primeiro passo é planejar. Faça um planejamento estratégico e disponibilize tudo o que irá necessitar para construir o sonho de ter seu próprio negócio. Reúna informações e tenha todo método necessário para chegar ao seu objetivo.
Para se inspirar a fazer o seu planejamento use exemplos de negócios no ramo de auto-peças que deram certo e que tenham tradição no mercado. Analise os concorrentes e veja como funcionam os seus mecanismos de atuação e anote e registre tudo que lhe servirá como base para um negócio rentável e que tenha excelência.

Estudando o projeto da loja de auto-peças
Para se dar bem na área de auto-peças, conhecer como o mercado funciona é umas das tarefas mais importantes para o empreendedor. Todas as decisões acerca de medidas para gerenciar suas vendas e criar suas estratégias de marketing e promoção têm origem na forma como o mercado age.
Quanto mais conhecer sobre o conceito do consumidor sobre produtos e serviços de qualidade, melhor será o desenvolvimento desses itens em seu negócio. Com essas informações as suas estratégias para divulgar o seu negócio no ramo automobilístico será muito mais eficiente.
O próximo passo é checar a viabilidade do negócio. Com bases em informações sólidas e confiáveis, analise o quanto a sua empresa será auto-sustentável no mercado e monte um planejamento financeiro que dê suporte para que a empresa sempre esteja estável.
Não pense duas vezes se precisar de uma ajuda profissional para a checagem de viabilidade do projeto do seu negócio. Quanto mais profissional for a avaliação do seu negócio, melhor irá prever o futuro dela e evitar muitos imprevistos que são comuns ao se iniciar um negócio.

Construindo sua empresa de auto-peça
Depois de planejar, é preciso procurar um local para instalar o seu negócio de auto-peça. Escolha uma área de fácil acesso para os clientes e com possibilidade de estacionamento. Além disso, observe a concorrência do local desejado e tente montar sua loja de auto-peça em uma região de bastante movimento, mas onde não haja tantos negócios semelhantes ao seu. Assim, você conseguirá mais clientes e maior lucro.
Em seguida, veja a situação do imóvel na prefeitura e legalize seu negócio, abrindo firma e cadastrando na junta comercial, prefeitura e corpo de bombeiros da sua cidade. Peça ajuda de um contador para saber quais outros documentos serão necessários para a sua auto-peça.
A empresa deve ser iniciada e estar habilitada para atender aos requisitos mínimos exigidos pelo seu negócio com todas as ferramentas necessárias e com produtos e serviços definidos.
Escolha os profissionais adequados a necessidade do seu negócio e com conhecimento em peças de carro. Faça com que eles atinjam os objetivos traçados através da motivação e de uma ótima administração de equipes.

Quais produtos vender na aut0-peça?
A linha de produtos para se trabalhar em uma auto-peça é muito extensa. A quantidade e a variedade de peças e de marcas dependem do local onde a loja de auto-peça está instalada e se o empreendedor quer focar em um público-alvo mais específico, como carros de luxo ou populares.
Há regiões que somente necessitam de determinadas linhas de produtos e serviços ou linha de produtos compatíveis com os carros mais usados. Sempre é bom monitorar como está o mercado e adaptar a sua linha de produtos e serviços de acordo com a clientela.
Em uma aut0-peça, pode-se vender, por exemplo, os seguintes itens:
  • Faróis de diversos tipos e tamanhos
  • Pneus para todas as marcas de carro
  • Retrovisores
  • Bancos e tapetes
  • Freios e sistema de frenagem
  • Peças para a parte mecânica do carro
  • Peças para parte elétrica do carro
  • Baterias
  • Outros itens
A questão financeira do seu negócio
É necessário prestar atenção ao que acontece na parte financeira da empresa, caso contrário, podem aparecer surpresas desagradáveis.
Faça todo o cálculo para ter uma noção geral e ao mesmo tempo detalhada do seu fluxo de dinheiro. Se não tiver prática com planilhas, contrate um administrador ou contador para listar o total de gastos, total de compras feitas, quantidade de itens para comprar entre outras coisas.
Para montar sua auto-peça é preciso pensar em alguns gastos e investimentos:
  • Serviços básicos como fornecimento de água, de energia elétrica, gastos com Internet e similares
  • Gastos com o local onde está instalado o seu negócio, com reforma e reparos e outros relacionado com o espaço físico de sua empresa
  • Gastos com compra de produtos do estoque, itens para manutenção do local e outros
  • Gastos com contabilidade
  • Custos com recursos humanos e custos relacionados
Todo negócio precisa ter um capital de giro para reinvestir através da reposição de peças, contratação de novos funcionários entre outras coisas. Ele é importante, pois serve como reserva para o seu empreendimento contra crises, baixa de vendas, etc.
A dica para o empreendedor ter sucesso ao administrar o seu capital de giro é ter um controle rígido do que acontece financeiramente em seu negócio. Todo o dinheiro economizado, bem investido e aplicado será muito útil em épocas onde a procura pela sua loja não estiver tão boa assim.
De acordo com o local onde montar a auto-peça, sua tabela de preços terá um padrão diferente. Se estiver em uma área onde a concorrência tem um grau de competitividade é necessário conhecer os concorrentes e seus preços para oferecer um diferencial. Se explorar áreas sem muita concorrência, você pode investir em preços mais competitivos para atrair mais clientes, manter as suas contas em dia e também para gerenciar o seu negócio.
O desenvolvimento de bons fornecedores oferecerá vantagens na concorrência. Economizando ao comprar os produtos para o seu estoque sem perder de foco o preço e a qualidade, seu produto alavancará o seu negócio, principalmente quando se inicia o negócio e a conquista de clientes é necessário.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livrosescolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

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