Como montar um sacolão

Como montar um sacolão

Confira abaixo em nosso artigo como fazer para montar um sacolão em sua cidade
Quem não gostaria de comprar todos os artigos da feira, como frutas e legumes, ao mesmo preço? Essa é a ideia do sacolão, ramo de empreendimento que existe em diversas cidades do Brasil, mas não é tão popular na região Nordeste, onde a feira livre ainda é mais comum para a compra de frutas e verduras.Este modelo de empreendimento é bem antigo no país, surgiu nos anos 70 em Minas Gerais e foi se expandido para o Sul e Sudeste, tendo como base a negociação de frutas e verduras, itens que são mais em conta para fazer este tipo de negócio gerar lucro. A ideia é o cliente pagar o mesmo valor por tudo (ou valores mais baixos que o praticado em supermercados) e encher a sacola com o que quiser, por isso o nome sacolão.
Montar um sacolão é uma boa opção se for feito de forma a oferecer um produto de qualidade e que valha a pena para o cliente. Como são vendidos frutas e verduras, é importante que seja reabastecido todos os dias e tenha bons preços para compensar a ida do cliente a um local menor que um supermercado e com pagamento à vista, em dinheiro ou cartão de débito, o que já é uma desvantagem para muitos clientes que preferem abastecer a dispensa da residência com cartão de crédito.
Em geral, a montagem de um sacolão pode ser uma excelente forma de negócio, se for bem planejada e se os produtos a serem comprados gerarem um lucro para o dono do empreendimento. O ideal é que se mantenha os preços baixos sem comprometer o lucro por alimento, para assim ganhar clientes e poder gerar a sua renda mensal para investir em mais produtos com um volumoso capital de giro.

Passo a passo para montar um sacolão
O primeiro passo é saber quem são seus concorrentes diretos, que são os mais fortes: supermercados e feiras livres. Só é possível concorrer com uma grande rede de supermercado se valer a pena para o cliente, por isso a importância de frutas e verduras frescos, pois caso contrário a preferência é fazer o pagamento apenas no fim do mês. Para a dona de casa e até lanchonetes e restaurantes, o que importa é uma fruta fresca e de qualidade todos os dias, sendo neste ponto que o sacolão irá ganhar o cliente.
As feiras livres também são seus concorrentes diretos, que tendem a vender frutas, verduras e legumes frescos, mas não ocorrem todos os dias da semana. Por isso, tente manter-se abaixo do preço das mesmas, sempre fazendo uma pesquisa de preço para compensar o cliente pela ida ao seu estabelecimento.

Melhor ponto para montar um sacolão
Os sacolões geralmente são montados em bairros populares e mesmo nos de luxo, já que a classe média e alta também são adeptas em comprar em tais estabelecimentos. O sacolão deve ser próximo a uma região de moradias residenciais. Outra dica é optar por um local que tenha estacionamento ou uma rua que o permita estacionar próximo, para em caso de fazer grandes vendas ou de eventuais clientes se dirigindo para casa em veículos. Mesmo sendo um comércio bairrista, não se pode ignorar clientes que venham de carro.
A melhor maneira de se localizar é ficar no caminho entre a feira livre e a casa da maioria dos moradores do bairro. Opte por estar entre os dois para que se tenha que passar pelo seu ponto, uma forma de entrar em uma concorrência indireta e ao mesmo tempo fazer com que o cliente opte pelo seu estabelecimento sem perceber, por encurtar a distância das compras. Evite também a mesma rua de supermercados e pequenas quitandas.
O ideal é escolher pontos bem visíveis como ruas movimentadas, próximo a paradas de ônibus ou lojas do bairro como armarinhos e aviamentos, pequenas lojas de presentes, de forma que o local seja visitado também indiretamente por pessoas que já estão procurando o endereço para comprar algo.

Estrutura para montar um sacolão
Um sacolão se assemelha bastante a uma barraca de feira livre ou à área de venda de verduras de um supermercado. É preciso apenas balcões abertos, que podem ser em madeira, ou caixotes em plástico para acomodar os diferentes itens. Como a venda é feita geralmente por quilo, é preciso ter também uma balança de precisão de modelo especializado em pesagem de produtos. Há modelos que custam em média R$ 4 mil que fornecem ainda saída de etiqueta marcada com o valor para pagamento, mas este item é dispensável, uma simples já está de bom tamanho.
É preciso ter ainda sacolas para vendas das frutas e verduras. Uma dica é investir em sacolas reutilizáveis com o nome do seu estabelecimento para os clientes adeptos de produtos sustentáveis.

O investimento inicial de um sacolão
O valor a ser investido inicialmente vai depender do porte do empreendimento e da gama de produtos, ou seja, variedade de frutas e verduras que se vai comprar, além do tipo dos produtos, se comuns ou orgânicos. O ideal é que se tenha em mãos R$ 20 mil para aluguel do espaço, montagem do ambiente e investimento em produtos. Para um local que tenha mais de 50 metros quadrados, o capital inicial do sacolão pode dobrar de valor.

Produtos a serem vendidos no sacolão
Aqui se trabalha com o básico, que seriam frutas e verduras para consumo em geral. São itens básicos a serem vendidos em um sacolão: tomate, cebola, pepino, alho, alface, cenoura, beterraba, batata, pimentão, entre outros legumes e temperos. Em frutas, os mais vendidos são maçã, uva, banana, laranja, mamão, pêra, maracujá e manga. Estes são os básicos, mas nada impede que mais itens sejam vendidos, vai depender bastante do dono do empreendimento e do público.
Por isso, é bom para quem está neste ramo de negócios investir em atendimento ao público e ouvir os clientes para saber quais vegetais e frutas eles gostariam de ter como opção para compra. Além disso, dependendo do bairro onde esteja instalado o sacolão, o empreendedor pode investir em alimentos orgânicos e itens de culinária especiais ou importados, que são mais caros, mas geram um bom lucro.
O ideal é que se tenha fornecedores diários, para que os alimentos a serem vendidos estejam sempre frescos e com boa qualidade, mas caso não consiga desta forma, invista em fornecimento a cada dois dias com distribuidores diferentes para garantir sempre vegetais frescos, principalmente com as folhagens.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...